domingo, 3 de julho de 2011

Dicas de como estudar

   Como muitos sabem e são obrigados pelos pais e escola, estudar é uma coisa rotineira, por vezes cansativa, chata, e que para muitos, é uma coisa sem utilidades.
   E cada um tem uma opinião a respeito do estudo, seja boa ou ruim, mas aqui vão algumas dicas de como passar um tempo mergulhado nos livros e nas apostilas, seja na escola, nos cursos, etc.



-A minha primeira dica, que é a mais importante é você não pensar em outra coisa a não ser estudar. Se você é daqueles que adora ficar na frente do computador, ou quer sair para jogar ou brincar, reserve um tempo para estudar e nem pense nisso, pois só vai atrapalhar, a vontade de fazer outras coisas só vai tirar a sua concentração e tornar o estudo em uma coisa ruim.

- Depois, descanse um pouco a mente, ou seja, não pense que estudar vai ser uma coisa infernal e obrigatória. Arranje um espaço, mesmo sendo pequeno, para colocar o seu material. Procure deixá-lo em um lugar aconchegante, como na escrivaninha do quarto, ou pode ser em alguma mesa da sala.... Deixe o que você vai precisar na nesse local, tente achar uma cadeira confortável e se quiser, prepare um chá ou café. Isso depende do gosto de cada um.

- Outra dica importante é arranjar um lugar sossegado, sem muito barulho, para não desconcentrar. 

- Após essas dicas, mãos à obra. Leia o conteúdo, tente entender o que o texto ou questão pretendem dizer, para ajudar, você até pode ler em voz alta, para entender mais profundamente o assunto. Quando algo se tornar cansativo, beba um gole de chá ou suco, ou se estique, e volte a pensar novamente no conteúdo. O tempo de estudo depende de pessoa para a pessoa. O mais importante, é você entender e saber a matéria, para que obtenha bons resultados nas provas ou exames.

- Torne esse ato de estudar em algo sempre rotineiro, dependendo da dificuldade do conteúdo, reserve um tempo maior e dependendo do assunto, pesquise mais fatos na internet, tenha dúvidas e discuta sobre esse assunto com os professores. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário