terça-feira, 5 de julho de 2011

Como funcionam a energia obtida pelas Usinas Hidrelétricas,Termelétricas e Nucleares.

   Pois bem, esses são assuntos muito importantes e que sempre caem nos vestibulinhos, mas mesmo assim são bem simples.


"A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada"


-Usina Hidrelétrica:
  Funciona com a energia potencial gravitacional acumulada na área represada, depois, com a queda da água, essa energia é transformada em energia cinética( movimento). A água em movimento gira uma turbina, cujo eixo faz girar o núcleo do gerador (imã), transformando a energia cinética em elétrica.
ou seja: Energia potencial + energia cinética mecânica= energia elétrica.
Obs:. No Brasil, cerca de 90% da energia gerada provém de usinas hidrelétricas.


- Energia Termelétrica:
  Com a queima de um combustível, que pode ser ( carvão mineral, gás natural, diesel ) acaba aquecendo a água de uma caldeira provocando vapor com altíssima pressão. Esse vapor é levado a uma turbina, cujo eixo gira o núcleo do gerador, transformando a em energia elétrica.
ou seja: energia química( combustível) em energia térmica, depois em cinética e de cinética em elétrica.






-Usina Nuclear: 
   É feita com a fissão de átomos radioativos, que geralmente são (plutônio, urânio) é liberada uma enorme quantidade de energia em forma de calor, que aquece a água de uma caldeira e esse vapor de novo é levado a uma turbina, fazendo o eixo girar o núcleo de um gerador, transformando em energia elétrica. 
Pode se notar que a energia térmica e nuclear são muito parecidas, motivo pelo qual a energia nuclear pode ser chamada de termonuclear.
ou seja: energia nuclear em térmica, de térmica em cinética e de cinética em elétrica.


Outra coisa importante é saber os problemas causados pelas usinas.


Hidrelétrica: Há mudança no ambiente devido à inundação para formar a represa, destrói terras e muito material submerso na água sofre decomposição, além da morte da fauna e da flora da área inundada.


Termoelétrica: emite fumaça e gases poluentes que aumentam o efeito estufa, além de aumentar a temperatura das águas dos rios utilizadas no sistema de refrigeração.


Nuclear: Gera o lixo radioativo, que se não for usado corretamente, causa grandes danos no meio ambiente e também aumenta a temperatura das águas dos rios, usadas na refrigeração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário