terça-feira, 5 de julho de 2011

Diferença entre calor e temperatura

    Como muitos de nós pensamos, nos dá a impressão de calor e temperatura serem a mesma coisa. Isso porque, no cotidiano, muitas vezes as duas coisas são usadas para coisas parecidas.
Mas vejamos a diferença entre elas.


Calor: é a energia térmica se transferindo de um corpo para o outro. 


- Temperatura: é a medida da energia térmica de um corpo.


   A temperatura pode ser medida em algumas escalas. As escalas foram elaboradas tomando como referências o ponto de fusão (transferência de matéria do estado sólido para o estado líquido) do gelo e a ebulição (transferência de matéria do estado líquido para o gasoso) da água, ao nível do mar.          E pra quem quiser saber mais, usamos três medidas para a 
sua marcação. 






-Escala Ceusius: é usada nos países de língua latina (Brasil, Portugal, Espanha, Itália, etc.) Nessa marca, a fusão do gelo foi atribuído o valor zero- 0º C ( zero graus Ceusius ) e a marca da ebulição da água foi atribuído o valor 100- 100º ( 100 graus Ceusius ).


-Escala Fahrenheit: Utilizada em países como a Inglaterra, EUA, Alemanha, etc ). Nessa escala, o ponto de fusão do gelo corresponde a 32º F ( 32 graus Fahrenheit ) e o de ebulição a 212º F ( 212 graus Fahrenheit ).


- Escala Kelvin ou Escala absoluta: É uma escala científica relativa ao grau de vibrações moleculares. Nessa escala não é usado a notação grau Kelvin (º K ) e sim Kellvin ( K ). Onde o ponto de fusão da água é 273 K e o ponto de ebulição da mesma é 373K. Não existem temperaturas negativas Kelvin. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário